Com o surgimento da IA generativa, a CloudFlare experimentou um aumento de 25% no tráfego; a diferença é que a agora a empresa já estava preparada
Matthew Prince, CEO da Cloudflare, afirmou em entrevista ao site CrazyStupidTech que a pandemia de covid-19 desempenhou um papel crucial na aceleração das tecnologias de redes e nuvem, fundamentais para o avanço da inteligência artificial (IA).
Segundo Prince, o aumento exponencial do tráfego na internet durante o isolamento social forçou uma rápida evolução na infraestrutura global, revelando pontos de limitação e preparando o caminho para a era da IA.
Durante a crise sanitária, a Cloudflare, empresa avaliada em US$ 32 bilhões e com uma receita de quase US$ 1,3 bilhão em 2023, observou uma duplicação do tráfego em apenas duas semanas. “A internet se manteve de pé, mas foi um alerta real”, disse Prince, lembrando que as redes na Europa chegaram perto do colapso em alguns dias.
Esse “ensaio geral” foi decisivo para a preparação da infraestrutura para os próximos anos. “A pandemia acelerou melhorias no hardware e na capacidade de nossas redes. Aprendemos muito rápido onde estavam os gargalos, e isso nos permitiu projetar soluções para a próxima década”, explicou.